Umas das funcionalidades mais interessantes desenvolvidas para auxiliar em grandes formulários são as abas, com elas tudo fica mais simples. Antigamente quando era necessário programar um grande formulário de cadastro eram desenvolvidas telas muito grandes e que acabavam comprometendo a usabilidade da aplicação.  Com a criação das abas os formulários que antes eram extensos e longos, foram trocados por pequenos blocos organizados e que facilitam a vida de qualquer usuário.

Como qualquer função em uma aplicação web, é necessário que diversos métodos sejam implementados para que o recurso funcione corretamente. Um dos problemas mais comuns na utilização de componentes de abas é a perda de dados entre uma aba e outra e isso muitas vezes acaba se tornando um problema que demanda tempo para ser resolvido. Existem diversas soluções prontas de aba que podem ser incluídas no projeto, mas como sempre questões de compatibilidade acabam pensando e inviabilizando algumas delas, outro ponto que também acaba pesando é a falta de autonomia que o programador tem perante o componente. Muitas vezes o componente não permite uma simples customização que seria necessária para melhorar a qualidade do projeto.

abas

Pensando em todos os pontos citados anteriormente é que o ScriptCase tem nativamente em sua plataforma o recurso de abas que faz com que problemas como o de compatibilidade, por exemplo, não aconteçam. Além disso, a facilidade de se montar um formulário em abas é outro diferencial do ScriptCase, criando uma aplicação e setando em suas propriedades as informações corretamente você só precisará criar os blocos de informações e indicar quais campos pertencerão a cada bloco, não é simples? Com poucos cliques você cria uma tela de formulários simples e prática que vai dar muito mais qualidade ao seu projeto. A facilidade de criar formulários que já é por si só um grande atrativo do ScriptCase aliada a essa função faz com que você programador ganhe tempo no desenvolvimento dos seus projetos e como tempo é igual a resultado você acaba ganhando em ambos!

Se você já utiliza o ScriptCase confira um exemplo de uso das abas em nossa página de exemplo e se ainda não utiliza não perca mais tempo! Acesse já nossa página de Curso ONLINE ScriptCase com PHP e comece já a dar os primeiros passos.

Você pode gostar de…

Dicas de facilitadores para desenvolvedores – Parte II

Amigos, no post anterior mostrei algumas dicas para nós desenvolvedores. No post de hoje, venho co...

Dicas de facilitadores para desenvolvedores – Parte I

Veja Agora opções dentro do Scriptcase que funcionam como Facilitadores para Desenvolvedores utili...

Processamento de Dados a partir de Formulário do Tipo Controle: Utilizando macros de consulta e inserção a Base de Dados

  O processamento dos dados pode ser realizado a nível de Base de Dados com procedimentos a...

Comente este post

Receba novos posts, ofertas e muito mais toda semana.